O Sicredi, primeira instituição financeira cooperativa do País, foi reconhecido como a melhor empresa para se trabalhar no Brasil, de acordo com o ranking do Great Place To Work (GPTW) 2024. Além do prêmio principal, na categoria Empresas Gigantes — com mais de 10 mil colaboradores — a instituição também conquistou destaque em Saúde Emocional, devido aos índices positivos relacionados ao bem-estar e à saúde mental.
O resultado representa um avanço em relação ao ano passado, quando o Sicredi ocupou a quarta posição na mesma categoria. Também, reforça a preocupação da instituição com as pessoas, conforme explica a gerente de Gestão de Pessoas da Central Sicredi Sul/Sudeste, Giana Pretto.
— Essa conquista não apenas valida o compromisso da instituição com seus colaboradores, mas também reforça o posicionamento do Sicredi como uma organização que investe no bem-estar e no desenvolvimento das pessoas verdadeiramente. O cuidado e a atenção que temos com os associados também se fazem presentes entre os colaboradores.
Segundo Giana, a premiação reflete a essência da cultura da instituição, pautada por valores de cooperação, atuação sistêmica, pessoas no centro, desenvolvimento local, evolução constante, ética e transparência. Para o Sicredi, promover um ambiente de trabalho inclusivo permite que cada colaborador se sinta valorizado, o que também reflete na forma com que a instituição se relaciona com seus associados.
Para garantir um espaço no ranking, são avaliados o Book de Práticas Culturais e o Índice de Confiança da última pesquisa realizada pela GPTW. Em 2024, mais de 41 mil colaboradores participaram do processo, o que resultou em um índice geral de confiança de 89%. Ainda, foi avaliado o e-NPS (Employee Net Promoter Score), uma média de quanto os colaboradores recomendariam a empresa para amigos como um bom lugar para se trabalhar. Nesse indicador, o Sicredi atingiu 83%.
— O que torna o Sicredi a melhor empresa para se trabalhar no Brasil é a nossa capacidade de integrar nossos valores de fazer o que é certo, colocar as pessoas no centro e colaborar em todas as nossas ações. Acreditamos que a confiança e o desenvolvimento mútuo criam um ambiente de trabalho inspirador, onde cada colaborador tem a oportunidade de crescer e contribuir para o propósito maior de transformar as comunidades em que estamos inseridos — reforça Giana.
Instituição reforça solidez em Santa Catarina
Além de se diferenciar por ser um dos melhores lugares para se trabalhar no País, o Sicredi investe na presença física e digital em Santa Catarina. Atualmente, a marca já está presente em 160 municípios catarinenses, ou seja, mais da metade do estado. Também, conta com mais de 620 mil associados e 227 pontos de atendimento.
Segundo Marcio Port, Presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, o objetivo da instituição é finalizar o ano com ainda mais presença no estado. Novas agências devem abrir até o final do ano, totalizando mais de 240 espaços para atendimento dos associados.
— O Sicredi fomenta o desenvolvimento local e regional de forma sustentável há mais de 120 anos. Esta trajetória de mais de um século permite, até hoje, que uma relação de confiança seja estabelecida, fazendo que, a cada ano, o Sicredi esteja ainda mais próximo das regiões onde atua por meio da abertura de novas agências físicas.
O presidente comenta, ainda, que além da ampliação da rede física, o Sicredi também atua para fortalecer a presença digital por meio de múltiplos canais de atendimento, proporcionando ainda mais segurança e proximidade com os associados.
Port destaca, ainda, que um dos indicadores que mostram a solidez do Sicredi em Santa Catarina é a carteira de crédito, com volume de R$ 15,4 bilhões de reais. Desse total, mais de R$ 2 bilhões representam o crédito rural. Em 2024, a instituição finalizou o Plano Safra com mais de 18,8 mil operações, atendendo o produtor rural com a liberação de R$ 2,5 bilhões de reais, aumento de cerca de 40% em relação ao ciclo anterior.
Já sobre o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Sicredi financiou mais de R$ 795 milhões de reais, crescimento de 26% em comparação ao Plano Safra 2022/2023, o que representa 10,7 mil operações ou 57% do total realizado no estado.
O posicionamento do Sicredi resultou na criação de uma nova campanha da empresa nas mídias de todo o país. A campanha “Não é só dinheiro, é ter com quem contar”, traz uma releitura da música “Não Quero Dinheiro”, de Tim Maia, nas vozes dos cantores Ana Castela e Leo Santana. Por meio das redes sociais e dos demais canais de mídia, o material tem como objetivo levar a todo o país os principais diferenciais do modelo de negócios do Sicredi.
NSC