Na tarde desta quinta-feira (31), a Polícia Federal prendeu um homem em Palhoça, suspeito de armazenar material relacionado a abuso sexual infantojuvenil. A prisão ocorreu como parte da operação Dark Web III, que visa combater crimes de exploração infantil na internet. A ação foi realizada enquanto policiais federais cumpriam dois mandados de busca e apreensão no município, expedidos pela 7ª Vara da Justiça Federal.
A PF identificou o suspeito e o local onde o crime era praticado através de uma força-tarefa de identificação de vítimas, utilizando técnicas avançadas de investigação cibernética. Durante as buscas, os policiais encontraram materiais relacionados ao crime tanto na residência do suspeito quanto no estabelecimento comercial que ele mantinha.
Equipamentos de informática, celulares e mídias de armazenamento foram apreendidos para análise. Em uma verificação preliminar, foram identificadas imagens e vídeos de abuso sexual infantojuvenil, que estariam sendo compartilhados na internet.
As investigações continuarão com a análise do material apreendido, e a PF espera, inclusive, identificar outros envolvidos na rede criminosa. O suspeito foi preso em flagrante e responderá por armazenamento de conteúdo envolvendo abuso sexual de crianças e adolescentes, crime que prevê pena de até quatro anos de reclusão e multa.