Na noite de quinta-feira, dia 31, uma recém-nascida de apenas dois dias foi heroicamente resgatada pelo Corpo de Bombeiros em Salto Veloso, Santa Catarina, após um engasgo com leite materno. O incidente ocorreu por volta das 20 horas, quando os pais, preocupados, dirigiram-se até a sede da corporação em busca de ajuda.
Os pais relataram que a bebê estava mamando quando se engasgou. Apesar de tentarem realizar manobras de percussão para desobstruir as vias aéreas da pequena, não obtiveram sucesso. Ao chegarem, os bombeiros imediatamente assumiram a situação e realizaram os procedimentos necessários para a desobstrução. Com agilidade, a equipe conseguiu liberar as vias aéreas da recém-nascida, que logo começou a chorar e a respirar normalmente.
Após o resgate, a bebê foi encaminhada para avaliação médica no hospital do município, onde recebeu os cuidados adequados.
Orientações em Caso de Engasgo
Esse incidente ressalta a importância de saber como agir em situações de emergência envolvendo crianças. O primeiro passo é manter a calma. Em seguida, deve-se realizar a desobstrução das vias aéreas. As instruções recomendadas incluem:
1. Vire o bebê de bruços, apoiando-o no braço de quem vai realizar o desengasgamento.
2. Coloque os dedos indicador e médio no queixo da criança, mantendo a boca dela aberta.
3. Mantenha a barriga do bebê voltada para baixo, separando uma perna de cada lado.
4. Deixe a cabeça um pouco mais baixa, inclinada em relação ao corpo.
5. Dê leves tapas na região das costas do bebê até que as vias aéreas sejam liberadas.
O primeiro sinal de que a criança voltou a respirar é quando ela começa a chorar. Nesse momento, deve-se colocar o bebê com as costas em seu peito e limpar qualquer secreção que esteja na boca ou nariz.
Essas orientações podem ser vitais e ajudar a salvar vidas em situações críticas.