Uma jararaca, cobra listada entre as mais venenosas do Brasil, foi encontrada dentro de uma casa na noite desta terça-feira (5) em Florianópolis. Equipes do Corpo de Bombeiros Militar realizaram a captura do animal e a soltura em uma área de mata.
A cobra foi encontrada em uma casa no bairro Morro das Pedras, em Florianópolis. Os moradores, ao se depararem com o animal, entraram em contato com os bombeiros.
As equipes foram até o local e retiraram a jararaca da casa com equipamento adequado, mantendo a família e o animal em segurança.
Jararaca lidera acidentes com cobras
A serpente foi identificada como uma jararaca. O animal é nativo de Florianópolis e de regiões de Mata Atlântica, sendo encontrado em diversas partes do país. As fêmeas costumam ser maiores do que os machos e têm cerca de 1,5 metro de comprimento, enquanto eles têm 1 metro, em média.
Segundo o Ministério da Saúde, as jararacas são as principais causadoras de acidentes com cobras no país, representando 69,3% das picadas registradas no Brasil em 2022.
Em Santa Catarina, a jararaca também lidera o número de acidentes com cobras. Do total de acidentes com animais peçonhentos e venenosos atendidos pelo Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC) em 2023, 9% foram com serpentes, e 8,5% com o gênero de cobras Bothrops spp, que inclui a jararaca e a jararacussu.
O animal encontrado em Florianópolis nesta terça foi solto em uma área de Mata Atlântica, que é seu habitat natural.
NSC