O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, que inicialmente estava previsto para ser divulgado no dia 20 de novembro, será antecipado para esta semana. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, que explicou que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) informará a data exata na próxima terça-feira (12). Já o resultado com as notas individuais dos participantes será divulgado conforme o cronograma original, no dia 13 de janeiro de 2025.
A alteração na data de divulgação do gabarito foi comunicada durante o balanço do segundo dia de provas do Enem 2024. No total, 69,4% dos 4.325.960 estudantes inscritos compareceram à segunda etapa do exame, enquanto a taxa de abstenção foi de 30,6%. Ao longo do dia de provas, o Inep registrou 1.037 ocorrências logísticas e a eliminação de 1.925 participantes.
O exame foi aplicado sem incidentes e encerrou-se pontualmente às 18h30. Segundo o ministro, “não houve prejuízo no local de aplicação da prova, e não houve motivo para cancelamento em nenhum dos locais”.
A participação no Enem tem um papel importante para os estudantes que buscam ingresso em universidades e institutos de todo o Brasil, podendo ser utilizado como critério único ou complementar para processos seletivos.
Além disso, o exame também é utilizado para o acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e ao Programa Universidade para Todos (Prouni), e pode até ser aproveitado em processos seletivos de instituições portuguesas.
Em relação ao futuro do Enem, o ministro Camilo Santana anunciou que solicitou ao Inep, até maio de 2025, o estudo de duas mudanças importantes: a possibilidade de o Enem servir como certificação de conclusão do ensino médio para estudantes com 18 anos ou mais, e a convergência entre a prova do Enem e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).