Na data de hoje, 12 de novembro de 2024, uma grande operação integrada entre forças policiais de três estados, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, culminou na prisão de 14 pessoas, desmantelando parte de uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas na região do noroeste catarinense e sudoeste paranaense.
A “Operação Muralha” mobilizou mais de 70 policiais em cumprimento a 26 ordens judiciais expedidas pela comarca de São Lourenço do Oeste/SC. A operação foi coordenada pela Polícia Civil de Santa Catarina, com apoio da Polícia Civil e Polícia Militar do Paraná, além da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul.
A investigação, conduzida pela Delegacia de Investigações Criminais de São Lourenço do Oeste/SC, vinha sendo desenvolvida há três meses e identificou a presença recente de uma facção criminosa na cidade. Esta organização controlava a venda de cocaína e se articulava com fornecedores, utilizando até adolescentes no transporte e distribuição dos entorpecentes.
A ação contou com o apoio de diversos órgãos, incluindo o Departamento de Narcóticos (DENARC) de Pato Branco/PR, a 5ª Subdivisão Policial de Pato Branco e o DENAR de Campo Grande/MS. Também foram empregados o 3º Batalhão da Polícia Militar de Pato Branco, equipes de elite como ALI, ROTAM e Canil, além de operações especiais com cães e a unidade aérea SAER de Chapecó.
No total, foram cumpridos 12 mandados de prisão, sendo sete mulheres e cinco homens com idades entre 20 e 41 anos, além de 14 mandados de busca e apreensão em diversas localidades, incluindo São Lourenço do Oeste/SC, Vitorino/PR, Pato Branco/PR, Itapejara d’Oeste/PR e Campo Grande/MS.
Durante as diligências, foram apreendidos aproximadamente 1 kg de crack, 200 g de cocaína, porções de maconha e uma arma de fogo. Em Pato Branco/PR, o DENARC também lavrou dois Autos de Prisão em Flagrante.
Outras informações sobre a operação e detalhes da investigação permanecem sob sigilo, até que o processo investigativo seja concluído.