Três moradores do Lar do Idoso de Xanxerê, no Oeste catarinense, viveram uma experiência emocionante nesta quarta-feira, dia 13, ao realizarem o sonho de voar pela primeira vez. A iniciativa foi do proprietário da empresa Santa Fé Táxi Aéreo, Ivor Lorenzetti, que, tocado pela visita à instituição, decidiu presentear os idosos com um passeio de avião.
Euzébio Casemiro Geuda, de 67 anos, Olga Carolina Lewinski, de 66, e Maria de Lourdes Lupatini, de 73, foram os idosos selecionados para a experiência, já que não possuíam restrições médicas. Segundo Plínio Danielli, voluntário e membro da diretoria do Lar do Idoso, o convite foi feito especialmente para aqueles que poderiam aproveitar a atividade de forma segura.
Para os três moradores, o dia foi repleto de emoção. O avião, pilotado pelo próprio Ivor, sobrevoou Xanxerê, incluindo uma passagem especial sobre o Lar do Idoso. “Eles estão bem emocionados, muito felizes, e inclusive no voo foi passado aqui em cima do Lar, vai ser uma memória que eles vão levar para o resto da vida”, afirmou Lucibel Pelison, administradora do Lar.
Ivor, que acumula 38 anos de experiência na aviação, contou ao site Oeste Mais que a ideia do passeio surgiu depois de uma visita ao Lar, organizada a convite de Plínio. “Vi muitos idosos, alguns lúcidos, outros debilitados, e aquilo me tocou de alguma forma. Pensei que deveria fazer algo por eles e sugeri um voo de avião”, relatou Ivor, que fundou a Santa Fé Táxi Aéreo há 28 anos.
Após o voo de cerca de 20 minutos, os idosos foram recebidos com um momento especial para conversas e fotos, com registros que eternizaram a experiência. “Nunca recebi abraços tão verdadeiros, de gratidão pelo presente que demos a eles”, concluiu Ivor, emocionado com a gratidão dos passageiros.
A ação foi celebrada nas redes sociais do Lar do Idoso, que descreveu o dia como “inesquecível”. Com a experiência do voo, Euzébio, Olga e Maria de Lourdes agora têm uma memória para carregar por toda a vida, uma lembrança de um dia em que o céu se abriu para realizar um sonho.