Diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas e pelo aumento da demanda por água, um dos recursos naturais mais valiosos, o Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde, tem se empenhado de forma estratégica para evitar a escassez hídrica e garantir a sustentabilidade dos recursos naturais no estado.
Nos últimos dois anos, a Semae tem implementado um conjunto de ações e programas para cuidar dos cerca de 15 mil quilômetros de extensão de rios que fazem parte das 10 regiões hidrográficas de Santa Catarina, buscando preservar esse recurso vital para o bem-estar das comunidades e o desenvolvimento econômico catarinense.
No período, cerca de R$ 14,4 milhões foram investidos em no Programa Progestão, Fortalecimento dos Comitês de Bacias, Plano de Gerenciamento da Bacia do Rio Canoas, Plano de Gerenciamento da Bacia do Rio Canoinhas e na Rede de Monitoramento Hidrometeorológico.
Entre as iniciativas em andamento, coordenadas pela Semae, está um projeto em parceria com a Epagri/Ciram, para desenvolver uma ferramenta que irá monitorar, principalmente, a escassez hídrica.
Também serão finalizados os planos de gerenciamento de bacias hidrográficas, para otimizar a gestão dos recursos hídricos.
O secretário de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde, Guilherme Dallacosta, aprofunda algumas das ações em andamento e ressalta a importância do cuidado com os recursos hídricos para o desenvolvimento social e econômico catarinense:
SONORA
O post Meio Ambiente: governo investe mais de R$ 14,4 milhões para garantir abastecimento de água no estado apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.