A chegada do presidente chinês Xi Jinping ao Distrito Federal mobilizou as forças de segurança pública a reforçarem a segurança na capital. Xi Jinping desembarcou em Brasília nesta terça-feira (19/11) para participar de reuniões bilaterais com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
No trânsito, por exemplo, há restrições de acessos. De acordo com a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), a via de ligação entre a S1 e a N1, próxima ao Ministério do Meio Ambiente, será fechada, bem como o balão de acesso à L4.
O trânsito deve ser liberado 24 horas depois, às 23h de quarta-feira (20/11).
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) prometeu intervenções pontuais e temporárias para o deslocamento das autoridades estrangeiras. “O efetivo empregado das forças de segurança não é divulgado, por razões de segurança e estratégia”, afirmou.
As forças de segurança da capital do país já estão em alerta desde a última quarta-feira (13/11), quando Francisco Wanderley Luiz explodiu um carro no estacionamento do Anexo 4 da Câmara dos Deputados e jogou artefatos explosivos em direção do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele morreu após deitar a cabeça sobre um dos explosivos, no chão em frente ao STF.
A Esplanada dos Ministérios está sendo decorada nesta terça-feira (19/11) com bandeiras vermelhas, representando a China, intercaladas com bandeiras verde e amarelas, que representam o Brasil.
Hotel reservado
A comitiva de Xi Jinping ocupará um hotel inteiro, próximo do Palácio da Alvorada, residência do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Metrópoles