Para que todas as questões debatidas durante os três dias da 12ª Reunião do COSUD entre os sete estados do Sul e Sudeste não ficassem apenas no campo das ideias, uma metodologia exclusiva desenvolvida pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) foi usada nas discussões das sete Câmaras Temáticas.
Com a medida, os grupos de trabalho levantaram os problemas em comuns, elencaram o que era mais prioritário e traçaram um plano de ação, com medidas e prazos para a solução do desafio.
O secretário de Estado do Planejamento, Edgard Usuy, explica que a metodologia começou a ser desenvolvida em 2023, quando os encontros do COSUD retornaram.
Ele destacou que uma parceria imprescindível para o sucesso da metodologia foi a participação da Acafe, responsável por aplicar o modelo proposto.
SONORA
A Acafe esteve presente no COSUD com 54 participantes, entre professores, pesquisadores e técnicos. Além de conduzirem as Câmaras Temáticas, os profissionais também elaboraram as atas das discussões e a Carta de Florianópolis.
“Nós incrementamos a metodologia da Seplan, utilizando a tecnologia para que pudéssemos agilizar as relatorias e, com isso, concluir os trabalhos com maior facilidade e segurança. E foi um sucesso. O aprendizado que estamos levando de retorno para as universidades é muito significativo. E, ao mesmo tempo, a parceria com a Seplan foi fantástica, tanto do ponto de vista da organização, do evento, quanto do ponto de vista de toda a capacitação, de todos os colaboradores que estiveram presentes”, afirmou Luciane Ceretta.
O post COSUD SC: metodologia desenvolvida pela Secretaria do Planejamento garante sucesso no encaminhamento de soluções apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.