De acordo com as investigações, o esquema criminoso contava com a participação de agentes terceirizados vinculados à unidade prisional
A Polícia Civil e o departamento de inteligência da Polícia Penal deflagraram, na manhã desta terça-feira (26), a Operação Corrosão, que visa desarticular um esquema de ingresso ilegal de aparelhos eletrônicos na Penitenciária Industrial de Joinville, no Norte catarinense. Durante a ação, foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão temporária.
De acordo com as investigações, o esquema criminoso contava com a participação de agentes terceirizados vinculados à unidade prisional, classificados como “funcionários públicos por equiparação”. Esses agentes facilitavam a entrada de telefones celulares no presídio, permitindo a comunicação ilícita dos detentos com o ambiente externo. O serviço era realizado em troca de pagamentos aos funcionários envolvidos.
Mandados cumpridos dentro da penitenciária de Joinville
Os mandados foram cumpridos em diversos bairros de Joinville, na cidade de Pinhais (PR) e na própria penitenciária. A operação envolveu equipes da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Decor (Delegacias de Combate ao Crime Organizado), além da DEIC, CECOR/DEIC, CORE e delegacias regionais de São Bento do Sul e Jaraguá do Sul. Também participaram policiais da COPE/PCPR e policiais penais da DINF (Diretoria de Inteligência e Informação), com o apoio de peritos e agentes da Polícia Científica de Santa Catarina.
As diligências foram acompanhadas por membros da Comissão de Prerrogativas da OAB/SC, reforçando a transparência das ações.
Ao ND Mais, a Sejuri (Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social), antiga SAP (Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa), informou que está sempre trabalhando para melhorias no sistema prisional catarinense. “Somos referência em segurança e ressocialização. Tudo será apurado em uma sindicância interna”.
Operação Corrosão
O nome “Operação Corrosão” faz referência ao processo de deterioração causado por interações prejudiciais com o meio ambiente, numa analogia ao impacto do esquema dentro do sistema prisional.
ndmais