Na manhã desta quinta-feira (28/11), a Polícia Federal deflagrou a Operação ROTA SUL, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso envolvido no contrabando de cigarros na região metropolitana de Florianópolis. Durante a operação, dois mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em São José/SC.
As investigações começaram em 2023, após a prisão em flagrante de um homem suspeito de integrar um esquema criminoso que trazia cigarros do Paraguai para revenda ilegal em um comércio na cidade. O suspeito foi interceptado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-101, em Paulo Lopes, com cerca de 15.000 maços de cigarros contrabandeados.
Durante as buscas, a Polícia Federal encontrou vários maços de cigarros ilegais, além de um revólver sem registro, configurando o crime de posse ilegal de arma de fogo. O suspeito foi preso em flagrante e, segundo a PF, duas outras pessoas são investigadas por sua possível participação no esquema criminoso.
Os envolvidos no contrabando de cigarros podem responder por crimes com pena de até cinco anos de reclusão. A operação tem como objetivo combater o tráfico de mercadorias ilegais e a circulação de produtos oriundos do crime organizado, garantindo mais segurança à região.