Descubra a melhor maneira para consumir gengibre e introduzi-lo na sua rotina de alimentação para melhorar a saúde de forma natural
O gengibre, muito mais do que um simples tempero, é um verdadeiro “remédio natural” para o corpo. Se você deseja fazer um faxina e dar um “up” no seu fígado, essa raiz pode ser a chave. Descubra qual a melhor maneira para consumir gengibre e melhorar o funcionamento hepático.
O gengibre, por ser rico em antioxidantes, vitaminas e minerais, pode contribuir para a saúde do fígado. Especialistas afirmam que seu consumo regular pode ajudar na prevenção e na limpeza do órgão, devido às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Os benefícios do gengibre na saúde:
- Efeito antioxidante: por conter gingerol, o gengibre protege as células do fígado contra o estresse oxidativo, fator muito associado a várias doenças hepáticas;
- Prevenção de doenças hepáticas: diversos estudos mostraram que o gengibre pode ajudar a prevenir condições como a doença hepática gordurosa não alcoólica, mas ainda são necessárias mais pesquisas para confirmar esses resultados;
- Redução da inflamação: o gengibre com suas propriedades anti-inflamatórias pode ajudar a reduzir inflamações crônicas no fígado e prevenir doenças como cirrose;
- Melhora das enzimas hepáticas: essa raiz poderosa pode melhorar os níveis de enzimas hepáticas em pessoas com doenças hepáticas não alcoólicas.
- A melhor maneira para consumir gengibre é em forma de chá, pois é uma forma prática de aproveitar todas as propriedades benéficas.
-
Para preparar o chá, comece lavando bem um pedaço de gengibre fresco de aproximadamente 2 a 3 cm e corte-o em fatias finas ou rale. Em uma panela, ferva 1 litro de água e adicione as fatias de gengibre. Deixe a mistura ferver entre 10 e 15 minutos. Depois, coe o chá e, se desejar, adicione mel a gosto para adoçar.
Além do chá, você pode usar o gengibre ralado em sucos, smoothies ou adicionar a pratos e sopas.
- Apesar de ser muito bom para a saúde, o ideal é não exagerar, pois seu consumo excessivo pode causar efeitos colaterais, como desconforto estomacal ou irritação. Sempre procure ajuda médica ao consumir alimentos aos quais você não está acostumado.
*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.
Ndmais