Alunos, professores e a comunidade estarão realizando uma manifestação para pedir pela reforma da Escola de Educação Básica Vitório Roman, de Vargem Bonita, no Oeste, na manhã desta sexta-feira (19).
O ato terá início às 10h30, em frente à unidade de ensino, contando com a presença da vice-governadora Daniela Reinehr.
“Todos pela Educação”
Alunos divulgaram um vídeo nas redes sociais para expor toda a situação em que a escola se encontra, e também para pedir ajuda para a reestruturação do local.
Localizada no centro da cidade, a escola atendia turmas de 6º ao 3º ano, com média de 320 alunos, mas está inativa por conta de um vendaval que atingiu o município em agosto do ano passado.
De acordo com uma das alunas, a forte chuva de granizo danificou não só o telhado do colégio, como também as janelas de vidro de praticamente todas as salas de aula. Devido a isso, há mais de um ano a unidade se encontra fechada por conta de alagamentos que ocorreram durante os dias chuvosos.
O salão paroquial do município foi alugado pelo Estado para que as aulas aconteçam. As salas foram divididas com MDF e estão ativas desde então, com aluguel mensal de R$ 10 mil. Porém, o espaço já se torna pequeno, impedindo que mais salas sejam montadas no ambiente.
Um processo de licitação da reforma da cobertura já foi iniciado, mas até o momento, nada saiu do papel.
Confira na íntegra a nota de esclarecimento enviada pela Secretaria de Estado da Educação ao Oeste Mais:
“A Secretaria de Estado da Educação (SED) esclarece que há dois processos licitatórios em andamento para obras de recuperação da estrutura da EEB Vitório Roman, no município de Vargem Bonita, ambos com previsão de conclusão ainda em 2021.
O primeiro processo trata da contratação da empresa que realizará a obra de recuperação da cobertura da escola. Esta licitação está em fase final de conclusão, com contrato assinado e a ser publicado no Diário Oficial do Estado até a próxima semana. Após esta etapa, a ordem de serviço poderá ser emitida e o trabalho será iniciado.
O segundo processo está sendo realizado para reforma do sistema elétrico e recuperação do restante da estrutura física. A assinatura do contrato está prevista para o mês de dezembro.
Enquanto os processos não estiverem concluídos, os alunos da escola seguem sendo atendidos no modelo híbrido, com aulas remotas e presenciais ministradas em uma estrutura provisória alugada pela SED.
A SED reforça que em 2021 reformulou o setor de Infraestrutura e que, somente neste ano, mais de 700 escolas da rede estadual já passaram por intervenção em sua estrutura física, desde obras de manutenção até reforma e ampliação.”
Fonte: Oeste Mais
Foto: Divulgação