A Polícia Civil em Pinhalzinho, Saudades, Nova Erechim, Marema e Lajeado Grande deflagraram a “Operação Conveniência Segura”. A ação visa coibir crimes de venda de produtos impróprios ao consumo e atuar postos de gasolina na região sem alvará de funcionamento.
O delegado Lucas Almeida, relata que foram vistoriados todos os postos de gasolina dos três municípios. Foram autuados um posto em Pinhalzinho, três postos em Nova Erechim e dois postos em Saudades, todos por venda de produtos impróprios para o consumo, por estarem vencidos. Somente em um dos postos, apreendeu-se três caixas de produtos vencidos, o que é lamentável, acrescenta o delegado. Em outro posto, foi achado um bombom para venda com mordida parecendo de rato. Além disto, foram apreendidos cigarros eletrônicos (Vale), cuja a venda é proibida pela Anvisa. Os gerentes dos postos de gasolina onde foram encontrados os produtos vencidos à venda responderão inquérito pelo crime do art. 7°, IX, da Lei 8.137/90, podendo pegar a pena de até cinco anos de prisão.
Também foi realizada fiscalização e vistoria de postos de combustíveis dos municípios de Marema e Lajeado Grande, onde houve verificação de alvarás e verificação da quantidade de bombas e tipos de combustíveis de cada estabelecimento, bem como das lojas de conveniência. Ao todo foram fiscalizados quatro postos e os proprietários foram orientados a respeito das normas legais e notificados para apresentação de documentos administrativos.