O primeiro turno das eleições de 2022, que ocorre neste domingo, 02, terá esquema de segurança reforçado com a participação de diferentes órgãos. Ao menos 190 mil policiais atuarão em todo o país, de acordo com levantamento feito em 11 estados que já divulgaram o efetivo e no Distrito Federal, além da PF.
As Forças Armadas estarão em 561 localidades de 11 estados e além disso, atuarão ao longo do dia efetivos de instituições como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agência Brasileira de Inteligência, entre outras.
A atuação dos militares neste domingo, 02, foi requisitada pelo Tribunal Superior Eleitoral que pediu apoio de Aeronáutica, Exército e Marinha para a garantia da votação e da apuração. O estado que vai receber o maior contingente é o Rio de Janeiro, onde as Forças Armadas devem atuar em 167 localidades de diversas zonas eleitorais. O segundo é o Maranhão, que terá apoio em 97 localidades.
Os militares estarão, ainda, no Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Piauí e Tocantins. Entre as solicitações, estão apoio logístico inclusive em terras indígenas.
Além disso, o governo federal vai monitorar incidentes com o Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, iniciativa coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e que é formada por integrantes do TSE, de Polícias Civis e Militares, da PF, da PRF, do Corpo de Bombeiros, do Ministério da Defesa, da Abin, das Secretarias de Segurança Pública e da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.
As forças de segurança estarão em cartórios eleitorais, locais de votação e de apuração dos votos, vias públicas e estações de transporte. A cada três horas, por meio do site e das redes sociais da pasta, o Executivo vai divulgar boletins informativos sobre as ocorrências registradas durante a votação.
Fonte: Peperi