Na tarde da última quinta-feira (22) uma mulher foi vítima de golpe no município de Xaxim. Ao ter seu smartphone invadido pelos bandidos, ela perdeu o acesso ao Whatsapp de seu aparelho, e os criminosos virtuais começaram a enviar mensagens solicitando dinheiro emprestado às pessoas de sua lista de contatos, incluindo familiares e amigos.
A Agente de Polícia Civil de plantão, Grazieli Ana Paula Schmitz, destaca que esta não é a primeira vez que alguém registra um boletim de ocorrência desta situação. “Infelizmente estes casos são recorrentes e pedimos sempre às pessoas muito cuidado com a segurança do smartphone. E principalmente com conversas ‘estranhas’ solicitando dados, dinheiro, ou pedindo para baixar algum aplicativo’. Em alguns casos basta fazer o download de um aplicativo criminoso para dar aos golpistas acesso à todas as suas contas”, alerta.
Neste caso em Xaxim, tendo o acesso à conta do whatsapp, o golpista se passa pela vítima e pede dinheiro emprestado a amigos e familiares.
Saiba como proteger seu Whatsapp
Uma das dicas mais importantes é a autenticação em duas etapas.
- Abra o menu do WhatsApp tocando no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela.
- Em seguida, toque em “Configurações”.
- Depois, toque em “Conta”.
- Clique na opção “Verificação em duas etapas”.
- Por fim, ative a verificação em duas etapa
- Na tela seguinte, será necessário escolher um PIN de seis dígitos.
- Repita-o na próxima tela e, por fim, adicione um e-mail de segurança.
- Atenção: É importante que você utilize um endereço de e-mail vinculado à conta do WhatsApp para ter uma garantia a mais quando for registrar o número em outro aparelho. Caso você tenha esquecido os números que escolheu para o PIN, você poderá utilizar o e-mail escolhido para receber um código, que vai te permitir acessar o app.