Um jacaré-de-papo-amarelo que circulava há três dias pela Praia de Canasvieiras, em Florianópolis, foi resgatado neste sábado (3) próximo a um trapiche. Segundo a Guarda Municipal de Florianópolis (GMF), que fez o atendimento, ele foi encaminhado a seu habitat natural.
De acordo com a GMF, o animal de aproximadamente 1,5 metro de comprimento estava “gerando insegurança aos moradores”. O jacaré, segundo o relatório da ocorrência, estava saudável e sem ferimentos, mas “assustado com o grande número de curiosos na praia”.
A primeira solicitação de banhistas para captura do animal, conforme a equipe, foi registrada na quinta-feira (1º). Na sexta-feira (2), uma força-tarefa formada por Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Guarda Ambiental foi montada para tentar resgatar o jacaré, que não foi encontrado na ocasião.
O atendimento só foi concluído neste sábado. A GMF informou que, com apoio de um biólogo e de pescadores, retirou o animal da praia e o levou a um local seguro.
A prefeitura afirmou que conduções de jacarés são repassadas a órgãos ambientais, mas não encontraram equipes disponíveis na manhã deste sábado.
O g1 SC tentou contato com Instituto do Meio Ambiente (IMA) em Santa Catarina, mas não teve retorno até a última atualização da matéria.
O que fazer ao encontrar um jacaré
A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) recomenda que os banhistas, ao verem um jacaré na areia, mantenham distância e não alimentem o animal.
Caso o réptil esteja fora do habitat natural ou em algum local que ofereça perigo para ele, a Floram orientou que a pessoa chame órgãos ambientais, como a Polícia Ambiental.
Fonte: G1 SC