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Municípios do grande oeste catarinense recebem Selo Sebrae Referência em Atendimento

A prestação de serviço ao setor empresarial disponibilizada gratuitamente pelas Salas do Empreendedor em vários municípios catarinenses tem auxiliado para a melhoria do ambiente de negócios nos municípios que aderiram ao Programa Cidade Empreendedora, executado em parceria das Administrações Municipais com o Sebrae/SC. Para contribuir com o avanço nesses resultados e manter a qualidade do atendimento ocorreu, na última sexta-feira (2), o Workshop Sala do Empreendedor, no Hotel Slaviero, em Chapecó. Participaram representantes de municípios da região oeste, extremo oeste e meio oeste.

Durante a capacitação foram entregues 21 certificados aos municípios do grande oeste catarinense que participaram do Programa Selo Sebrae Referência em Atendimento, realizado pelo Sebrae Nacional. A honraria considera vários critérios, a exemplo de qualidade do atendimento, utilização de redes sociais, divulgação de cursos e consultorias, orientações para empresas participarem das compras públicas e capacitação dos atendentes da Sala do Empreendedor.

Foram agraciadas as seguintes cidades: Anchieta, Caibi, Campo Erê, Chapecó, Cordilheira Alta, Descanso, Faxinal dos Guedes, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Itapiranga, Lindóia do Sul, Maravilha, Marema, Palma Sola, Saltinho, Saudades, São Carlos, São Domingos, Xanxerê, Xaxim e Zortéa. Também receberam reconhecimento nas categorias ouro, prata e bronze os seguintes municípios: Lajeado Grande (ouro), Caxambu do Sul (prata), Pinhalzinho (bronze) e Seara (bronze).

O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, enalteceu que essa prestação de serviço disponibilizada gratuitamente ao setor empresarial local coopera significativamente para o desenvolvimento econômico dos municípios em que está inserida além de promover a construção de um ambiente favorável aos negócios. “Os empreendedores ou quem deseja empreender têm um serviço de referência que oferece todo o suporte necessário para aprimorar a gestão empresarial, cumprir com as obrigações legais vigentes, identificar novas oportunidades para a empresa e tornar a atividade cada vez mais competitiva”, argumentou.

Segundo a analista de projetos do Sebrae/SC, Gabriela da Costa Heming, a atuação das Salas do Empreendedores do grande oeste de Santa Catarina têm sido referência para outras regiões do Estado e também do País. “Pelo serviço prestado foi possível incentivar o empreendedorismo, incrementar o número de novas empresas abertas nos municípios, aumentar as oportunidades de negócios, contribuir com a melhoria da gestão empresarial e a expansão do movimento econômico. Os resultados obtidos ao longo dos últimos dois anos dos municípios que aderiram ao Cidade Empreendedora são muito favoráveis”, destacou.

A consultora credenciada ao Sebrae/SC, Simone Grobe, uma das responsáveis pelo acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos nas Salas do Empreendedor da região, enfatizou que a implantação do Programa Cidade Empreendedora se mostrou como uma importante ferramenta de incentivo ao empreendedorismo e de conexão do Poder Público com a iniciativa privada. “Esse reconhecimento entregue durante a capacitação vem coroar toda a dedicação e o comprometimento com a implementação dessa política pública de desenvolvimento”, analisou.

Capacitação

O workshop abordou assuntos como ONGs e Associações, Canva: como montar artes facilmente, nota fiscal de serviços nacional, padrão de atendimento das Salas do Empreendedor de Santa Catarina, empresa Simples de Inovação e NF produtor rural. De acordo com a consultora das Salas do Empreendedor e credenciada ao Sebrae Nacional, Bárbara Samanta de Oliveira, a capacitação apresentou temas que entrarão em vigor em 2023, como o sistema de emissão de nota fiscal do Sebrae, que é um emissor nacional para nota fiscal dos setores do comércio e da indústria. “A premiação mostra que atingimos um padrão mínimo de qualidade no atendimento às demandas do setor empresarial, além de motivar outras Salas do Empreendedor para que consigam agregar mais serviços e tenham entrada única de documentos, conforme o que preconiza a Lei Geral nº 123/2016, que trata principalmente de políticas públicas e de diferenciais às microempresas e microempreendedores individuais (MEI)”, finalizou.

Fonte: MB Comunicação

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