Relatório divulgado pela Defesa Civil na manhã desta quarta-feira (21) aponta para dez municípios que relataram ocorrências em virtude das chuvas em Santa Catarina.
No total, há 43 desabrigados (33 em Camboriú e 10 em Barra Velha) e 22 desalojados (20 em Camboriú e dois em Barra Velha). Até a divulgação do relatório, os municípios de Navegantes, Barra do Sul, Balneário Camboriú, emitiram decretos de situação de emergência.
Os municípios que relataram estragos à Defesa Civil foram: Tigrinhos, Pomerode, Luiz Alves, São José do Cerrito, Jaraguá do Sul, Ilhota, Itapema, Porto Belo, Penha e Camboriú.
As chuvas desta semana causaram duas mortes. As mortes ocorreram na rua Monte Caraíba, no bairro Jardim Aliança, em Camboriú. Duas adolescentes, de 15 e 17 anos, estavam dormindo no momento do deslizamento de terra. Equipes do SAMU e Corpo de Bombeiros foram acionadas, mas elas não foram resgatadas com vida.
Bombeiros atendem 231 ocorrências
O CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina) atendeu até a manhã desta quarta, 231 ocorrências relacionadas diretamente com as chuvas intensas que assolaram o Estado.
A corporação segue com atenção especial nas regiões mais atingidas, que são a do 13º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Balneário Camboriú, além do 7º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Itajaí.
Até o momento, foram empenhados ainda 333 bombeiros entre militares e comunitários, além de 95 viaturas. A corporação segue com suporte das equipes de forças-tarefa, porém sem acréscimo de novas equipes por ora. Guarnições de Chapecó e Xanxerê atuam como suporte.
Situação pelo Estado
Após o caos instaurado pelas chuvas em Itajaí, Camboriú e Balneário Camboriú, o foco na manhã desta quarta é a limpeza e restauração das casas e cidades afetadas, por conta disso, as prefeituras montaram força-tarefa e até um gabinete de crise, para auxiliar a comunidade.
Só em Camboriú, uma das cidades mais afetadas inclusive com duas mortes por conta de deslizamentos, a Defesa Civil atendeu mais de 200 ocorrências. Cerca de 60% do território do município foi alagado, segundo dados do Corpo de Bombeiros Militar e da Secretaria de Proteção e Defesa Civil.
Em Florianópolis, segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, 15 pessoas estão desabrigadas e foram recebidas no hotel disponibilizado pela prefeitura. Já os desalojados são 1.600 pessoas que tiveram que ir para casa de parentes ou vizinhos de forma provisória.
Os técnicos da Defesa Civil de Florianópolis atenderam 90 ocorrências entre deslizamentos e alagamentos de segunda (19) para a terça-feira (20). Ao todo foram 40 interdições totais ou parciais de imóveis que apresentaram risco para a segurança das pessoas.
Rodovias
A BR-376 voltou a ter trânsito liberado na manhã desta quarta. A rodovia havia sido novamente interditada em Guaratuba, perto da divisa entre Paraná e Santa Catarina por conta do mau tempo e do risco de deslizamentos no local.
De acordo com a PRF (Polícia Rodoviária Federal), no Morro dos Cavalos, em Palhoça, o trânsito também está liberado, mas registra fila de 8 km somente no sentido Sul. No sentido Norte da BR-101, lentidão local, mas sem retenções.
Veja o panorama das BRs emitido às 11h30:
BR-101: Morro dos Cavalos (Palhoça) liberado
BR-101: Morro do Boi (Balneário Camboriú) liberado
BR-101: Balneário Piçarras (km 99) liberado
BR-280: Serra de Corupá com restrição entre o km 84 e 109
BR-282: liberada
BR 376: (Paraná): liberada
Chuva enfraquece
A previsão indica o enfraquecimento das chuvas nesta quarta e quinta-feira (22). Nas áreas litorâneas e no Vale do Itajaí a circulação marítima ainda provoca chuvas rápidas, que intercalam com períodos de melhoria. Já dos Planaltos ao Oeste, o sol aparece entre nuvens.
Por conta das chuvas dos últimos dias, ainda há risco para ocorrências como deslizamentos. Amanhecer de quinta com temperaturas de 15°C a 21°C no Litoral e de 11°C a 16°C nas demais áreas. As máximas podem variar de 27°C a 32°C no Grande Oeste e de 23°C a 26°C nas demais regiões.
Na sexta-feira (23) a circulação marítima segue bastante enfraquecida, mas ainda provocando chuvas rápidas e variação de nuvens entre a região da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte.
Nas áreas continentais, entre os Planaltos e Oeste, o tempo mais seco favorece o predomínio de sol, possibilitando também uma maior amplitude térmica. No Oeste, as temperaturas variam de 15°C a 30°C ao longo do dia, enquanto nas áreas litorâneas, sob influência da circulação marítima, marcam de 20°C a 25°C.
Fonte: ND+
Foto: Leo Munhoz/ND