As regiões Meio-Oeste e Oeste estão em pleno desenvolvimento e a discussão sobre essa temática aliada à inovação é mais do que nunca uma necessidade. Por isso, a Unoesc irá realizar no mês de outubro, o “Circuito Unoesc de Inovação – Seminário sobre as perspectivas do desenvolvimento das regiões Meio-Oeste e Oeste Catarinenses”. O primeiro ciclo do circuito acontecerá nos dias 7, 8 e 9 de outubro nos campi da Unoesc São Miguel do Oeste, Chapecó e Xanxerê, respectivamente. Já, o segundo ciclo, acontecerá nos dias 17 e 18, sendo dia 17 na Unoesc Videira e no dia 18, na Unoesc Joaçaba. Todos os seminários acontecerão a partir das 18h30 nos auditórios de cada universidade e terão entrada gratuita.
O Circuito Unoesc de Inovação busca fomentar discussões sobre conteúdo relevante pró-sociedade, estabelecendo visões de futuro e ações no presente com compromissos entre as entidades públicas, privadas e a Universidade para que soluções sejam articuladas e promovidas em prol da valorização da vida, promoção da cultura, qualificação profissional, incentivo à inovação e desenvolvimento socioeconômico para a Mesorregião Oeste de Santa Catarina.
A programação do evento terá a seguinte dinâmica: os professores doutores da Unoesc Luiz Carlos Lückmann e Augusto Fischer apresentarão dados demográficos, econômicos e educacionais da Mesorregião Oeste Catarinense. Na sequência, o professor doutor Antônio Diomário de Queiroz falará sobre o contexto da Inovação. Após, serão realizadas as considerações dos convidados que representam entidades como Associações Comerciais, Industriais e de Municípios. Para finalizar, haverá a interação e questionamentos do público que estará prestigiando o evento e a síntese das discussões que ficará a cargo do Reitor da Unoesc, Professor Aristides Cimadon.
— Esse é um evento voltado à toda a comunidade. Os dados apresentados possibilitarão o entendimento dos pontos fundamentais que devem ser estimulados para o desenvolvimento regional com foco na inovação — ressaltou o coordenador geral de Marketing, Comunicação e Editora Unoesc, Tiago de Matia.
As discussões desenvolvidas no evento irão gerar material editorial a ser publicado pela Editora Unoesc, por meio de uma revista que trará, sobretudo, as propostas e os principais apontamentos realizados no evento. O material terá alguns exemplares impressos e será disponibilizado para consulta nos portais eletrônicos das Prefeituras, Entidades e da Unoesc.