Por Raphael Spiller
Aprender o inglês na prática do dia a dia. Este é um dos principais objetivos do Programa Bilíngue, projeto fruto de uma parceria entre La Salle Xanxerê e International School, que completa três anos em 2019.
No final do mês de julho, a escola recebeu a visita do Advisor da International School Leonardo Gigeck, de São Paulo, que concedeu entrevista ao Click Xaxim sobre este projeto que colhe excelentes frutos em Xanxerê.
“Diferente da metodologia tradicional, o programa bilíngue não ensina inglês, e sim, em inglês. Portanto, alunos serão expostos a variados assuntos de diversas áreas do conhecimento como: Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática”, explica. “Nós damos um conteúdo, e a linguagem necessária é integrada para que o diálogo funcione para a comunicação, independentemente do nível daquela linguagem, mas sim da sua utilização para o projeto. Este é o nosso maior diferencial do programa bilíngue para o método tradicional das escolas de inglês”, comenta Gigeck.
No Programa Bilíngue, o professor fomenta discussões, e traz aos alunos as novas expressões. Desta forma, motivando a prática e pela ‘rotinização’ do conteúdo os alunos começam a aprender, a falar inglês, e a se comunicar mesmo sem saber a estrutura sintática daquela sentença.
“Você não precisa saber exatamente o que é o pretérito mais que perfeito da segunda pessoa do plural. Isso não é funcional para você. Mas saber se comunicar dado o contexto em que você está, já é o suficiente para saber o que é fluência”, ressalta o advisor.
Com mais de dez anos de experiência lecionando a língua inglesa, o Advisor Leonardo Gigeck destaca alguns problemas enfrentados pelo método tradicional. “Muitos alunos meus eram experts em gramática. Você pergunta sobre a estrutura do ‘present perfect’ e ele dissecava tudo certinho. Já quando o objetivo era ter uma conversação em inglês, muitos destes alunos tinham dificuldades em manter o diálogo. Este é o diferencial do Projeto Bilíngue, que aqui em Xanxerê vêm colhendo excelentes frutos.
Desta forma, contextualizando o conteúdo e fomentando os diálogos em sala de aula em inglês, já vemos crianças no programa fazendo o que a gente chama de ‘code switching’ – inserindo palavras em inglês no meio do diálogo em português, sem perceber que estão cada vez mais inseridos no idioma.
Resultados excelentes
No mês de julho, o Programa Bilíngue aplicou o 1° Simulado de Cambridge deste ano letivo. O simulado tem por objetivo, preparar os estudantes para o exame de Proficiência da Cambridge. A certificação do exame tem grande prestígio no mundo inteiro.
A cada ano, todos os alunos realizam o simulado dos Exames de Cambridge, sendo realizado na própria escola e aplicado pela International School.
Na opinião da professora do Programa Bilíngue, Jéssica Trevisan Agnoletto, o grande destaque é a fala. Os testes são separados por habilidade e o grande destaque dos alunos do La Salle foi esta habilidade. “O resultado é muito importante, pois é um simulado renomado mundialmente, e os alunos do ensino fundamental do La Salle tiveram uma ótima média geral. É importante ressaltar que para falar inglês você precisa compreender o que está falando, ou seja, isso mostra o enorme progresso. Eles estão conseguindo desenvolver um diálogo, e escrever textos sobre qualquer assunto na língua inglesa.