O Corpo de Bombeiros Militar segue na busca por mais duas vítimas após um deslizamento varrer a região do Morro do Pico, na última terça-feira (17), em Rodeio, no Vale do Itajaí.
Oito bombeiros militares, além de um cão farejador e outros quatro bombeiros voluntários, estavam no local realizando as buscas por um homem de 50 anos, que foi arrastado pela força da água no bairro Diamante; além de um bebê de 1 ano de vida, vítima de deslizamento de terra.
Os corpos de Geovane Tabaldi de Oliveira, de 30 anos, pai da criança, e da outra filha dele, Melyssa do Prado de Oliveira, de 4 anos, já foram encontrados. Outro morador, de 41 anos, também foi localizado sem vida em meio ao deslizamento na localidade do Rio Nova Brasília, próximo à BR-470.
Nesta quinta-feira, dia 19, novas técnicas serão utilizadas, como o desmanche hidráulico e o uso de mais um cão farejador.
Estado de calamidade pública
A prefeitura de Rodeio assinou na tarde desta quarta-feira, dia 18, o decreto de calamidade pública nas áreas afetadas pela tempestade no município.
“Assim, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário de reconstrução. Além de demais determinações conforme a lei.
Este Decreto possibilita uma resposta rápida para todos os munícipes atingidos e já se encontra em vigor.Pedimos que a população que reside em áreas consideradas de risco, como próximo a encostas, monitore a situação do local e acione a Defesa Civil municipal em qualquer caso de perigo ou emergência.”
Acesso bloqueado
A equipe também informou que foi bloqueada a entrada de caminhões pesados e outros veículos que não sejam de trânsito local, na BR-470, em Nova Brasília e Timbó.
Conforme a prefeitura, não há condições de que os veículos transitem no município. Também, a medida é necessária porque o trânsito intenso está atrapalhando os trabalhos de limpeza, resgate e manutenção do local.
Fonte: Oeste Mais