O número de mortos devido ao terremoto que atingiu a Turquia e a Síria no início da semana subiu, nesta quinta-feira (09), para 15,8 mil. Segundo autoridades locais, pelo menos 12.873 das vítimas foram encontradas no território turco, enquanto 2.992 eram cidadãos sírios. Em ambos os países, o total de feridos chega a 58 mil.
Apesar de altos, os números de vítimas ainda podem aumentar, uma vez que o abalo sísmico aconteceu de noite, enquanto muitas pessoas já estavam dormindo. Com a alta magnitude, de 7,8 na escala Richter, o abalo resultou no desabamento de grande parte dos edifícios dos países, deixando, também, milhares de desabrigados.
Em visita às áreas impactadas na quarta-feira (08), o presidente turco, Tayyip Erdogan, disse que as equipes de resgate estão trabalhando ininterruptamente e que as autoridades estão organizando abrigos para a população. Muitos cidadãos, no entanto, ainda estão dormindo em veículos para fugir das temperaturas negativas.
Na Síria, os caminhões com ajuda humanitária encontram dificuldade para acessar o país. De acordo com o coordenador residente da Organização das Nações Unidas (ONU), El-Mostafa Benlamlih, as estradas que levam à única rota de ajuda transfronteiriça permitida para o noroeste da Síria, pela Turquia, foram danificadas. A expectativa é que a passagem seja reaberta ainda hoje.
Fonte: SSC