O avião que caiu em Massaranduba, no Norte catarinense, no final de março sofreu a queda 10 minutos depois de decolar, apontou o relatório inicial do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer), da Força Aérea Brasileira (FAB). Segundo o documento, houve uma parada do motor.
A aeronave caiu em 29 de março. Ela levava um piloto e quatro passageiros. Para amenizar a queda, foi acionado um sistema de paraquedas (entenda melhor abaixo). Ninguém se feriu.
Conforme o relatório do Sipaer, o avião decolou do aeródromo de Blumenau, no Vale do Itajaí, às 11h30. O objetivo era chegar a Campo de Marte, em São Paulo. O voo era privado.
Porém, 10 minutos depois, durante a subida, a aeronave apresentou forte vibração e parada do motor. Diante disso, o piloto acionou o sistema de paraquedas. Após a queda, o avião parou em uma plantação de arroz.
Massaranduba fica a cerca de 40 quilômetros ao Norte de Blumenau. A aeronave é particular, do modelo SR22. O objetivo das investigações do Sipaer é evitar acidentes, elas não buscam culpa ou responsabilidade.
Fonte: Eder Luiz