Na sessão ordinária da quarta-feira (5) a Câmara Municipal aprovou moção de apelo, de autoria do vereador Ségio Reginatto e assinada pelos demais vereadores, que solicita a inclusão de distribuidoras de energia elétrica em convênio estadual de melhorias nas redes de distribuição de energia em zonas rurais.
O apelo considera o anúncio do Governo do Estado que fará investimentos em melhorias e ampliação nas redes de distribuição de energia em zonas rurais, fomentando o desenvolvimento de empresas, trazendo inovação para o campo e aumentando atividades que possam agregar valor aos produtos primários.
Ainda conforme a moção, foi celebrado convênio com a empresa CELESC para melhoria de mais de 500 quilômetros de rede trifásica e a referida distribuidora não presta seus serviços nesse município, estando o mesmo desassistido de tais obras, assim como diversos outros municípios de nossa região e também do estado.
Pelos motivos apontados, encaminha-se esta moção de apelo ao Governo de Santa Catarina, ao Secretário Estadual de Agricultura e ao Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, para que viabilizem a inclusão de outras distribuidoras de energia elétrica do estado no convênio referido, tais como a DCELT.
“Não entendi porque foi feito um encontro aqui em Xaxim com agricultores e consumidores do nosso município que tem interesse na rede trifásica e em Xaxim não temos o atendimento da CELESC, nós temos aqui a DCELT. E a DCELT, assim como outras 3 distribuidoras de energia do litoral, está fora desse programa. Que se cobre dessas empresas o investimento e que seja feito o convênio com essas empresas, da mesma maneira que está na ALESC agora a questão das faculdades. Não é só uma, mas todas vão poder fazer o convênio. Que sejam incluídas no convênio essas empresas, inclusive a DCELT”, afirmou o vereador Ségio Reginatto.
Fonte: Câmara de Vereadores de Xaxim