Um trem turístico com 943 passageiros que partiu de Curitiba com destino a Morretes, no Paraná, ficou preso por cerca de nove horas na Serra do Mar, na quinta-feira (13), devido à presença de galhos e árvores nos trilhos da ferrovia após a passagem de um ciclone extratropical.
De acordo com a Serra Verde Express, empresa responsável pelo passeio, restavam aproximadamente 15 quilômetros para o trem chegar ao destino quando a paralisação ocorreu, por volta das 12h30, quatro horas após ter deixado a capital paranaense.
Segundo informou a empresa em comunicado, o trem chegou à estação da cidade de Morretes às 21h. Em média, o trecho entre as duas cidades é feito em quatro horas.
“Apesar dos desafios enfrentados, a Serra Verde Express mobilizou uma estrutura especial para garantir o conforto e atendimento aos passageiros. Além de alimentação e orientação, temos uma estrutura rodoviária montada para o retorno dos passageiros e dispusemos ambulâncias de plantão, como medida preventiva para qualquer eventual desconforto”, diz a empresa em nota.
A Rumo Logística, concessionária responsável pela ferrovia, disse ter deslocado equipes de manutenção para realizarem a desobstrução do trecho em que o trem se encontrava. A empresa ainda lamentou o ocorrido e afirmou ter prestado suporte à Serra Verde Express.
Passageiros alegam falta de assistência
Nos comentários da publicação da Serra Verde Express nas redes sociais, passageiros do trem alegaram não terem recebido assistência da empresa durante a paralisação do trem.
Uma passageira escreveu nas redes sociais: “O sonho: a famosa viagem de trem. Realidade: mais de mil passageiros abandonados ao léu. Parados no meio do nada desde o meio-dia”.
Na mesma publicação, ela afirma que não havia água, comida, nem informações para os passageiros. “Crianças. Idosos. Pessoas com necessidades especiais. Cidadãos que pagaram sua passagem. Mas nada importa para esta empresa”, disse em referência à Serra Verde Express.