Uma disputa entre indígenas Kaingang terminou em morte e confusão na Aldeia Condá, interior de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. A confusão iniciou ainda na madrugada deste domingo (16) durante uma festa. Casas e veículos também foram incendiados. As informações são da PM (Polícia Militar).
Conforme a PM, há algumas semanas a aldeia vem vivendo sob situações de conflito devido a um grupo de indígenas que não teria aceito o cacique eleito.
Ao amanhecer, alguns índios do grupo opositor teriam ido até o local da festa e começaram uma briga generalizada. Dois índios foram alvejados por tiros, informou a polícia.
Morte e feridos na aldeia
Um índio de 26 anos foi atingido por pelo menos um tiro de cal. 38. O disparo acertou o abdômen. Ele foi levado ao HRO (Hospital Regional do Oeste) para atendimento médico.
Já outro indígena, de 30 anos, foi alvejado por pelo menos quatro tiros cal.22. Os tiros atingiram o tórax e o pescoço, segundo a PM. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu.
“Diversos índios estão com lesões leves e são atendidos pelos bombeiros em razão de agressões e pedradas”, informou a polícia. Guarnições da PM, Saer/Fron da Polícia Civil, oito policiais federais e coordenadores da Funai estão no local para diligências. A ocorrência continua em andamento.
Matéria em atualização.
Fonte: ND+