Um vídeo que mostra duas serpentes da espécie coral-verdadeira se entrelaçando em um embate chamaram atenção em Iraceminha, no Oeste de Santa Catarina. O caso foi compartilhado pelo biólogo Jackson Preuss que explicou o comportamento.
No vídeo é possível ver as duas cobras enroladas, imagem semelhante ao de um acasalamento. Porém, nesse caso, os dois machos protagonizavam uma luta.
Segundo Jackson, nas imagens é possível ver que os machos tentam a todo tempo empurrar a cabeça do oponente para baixo. Esse fenômeno busca demonstrar o domínio entre os animais da espécie.
O comportamento já foi registrado pelos estudiosos da área e pode ser identificado em outras cobras do gênero “micrurus”.
Serpente venenosa:
Considerada uma das cobras mais venenosas do Brasil, o veneno da coral-verdadeira afeta diretamente o sistema nervoso. Se uma pessoa é picada, os primeiros sintomas são dormência no local, visão turva e dificuldade na fala.
Aos poucos, o veneno começa a afetar o restante do sistema nervoso, provoca paralisia de músculos importantes, como coração e diafragma.
Apesar de representar todo esse perigo, a coral-verdadeira é muito tímida e vive escondida entre a vegetação rasteira, buracos no chão e debaixo de pedras.
Fonte: ND+