Agentes da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária realizaram na manhã desta quinta-feira, 20, a coleta de resíduos de saúde, após denúncia de descarte irregular, na comunidade de Linha Cachoeirinha. Tratam-se de seringas, agulhas e frascos de anabolizantes que não são oriundos do uso da Secretaria de Saúde. Alguns materiais estavam acondicionados em sacas de ráfia e outros soltos.
O descarte deste tipo de resíduo é de responsabilidade de quem produz, não podendo ser realizado no lixo comum. A legislação assegura que o responsável pelo descarte contrate uma empresa capacitada para a coleta específica de resíduos de saúde. No caso dos resíduos encontrados na Linha Florindo Folle, o Município realizou a coleta para evitar danos ao meio ambiente e os mesmos foram encaminhados para o descarte correto.
É importante ressaltar que, a pessoa que faz uso de anabolizante precisa realizar o descarte em local adequado. “A Secretaria de Saúde está à disposição para receber este tipo de resíduo e dar o destino correto, caso alguém precisar. Não questionamos a condição de alguém usar, mas orientamos que os resíduos sejam acondicionados corretamente para evitar acidentes, que sejam armazenados de forma correta, assim como o descarte. Neste sentido, podem levar os resíduos no posto de saúde central, mas reforçando que, laboratórios, clínicas e empresas do ramo devem realizar o seu próprio descarte, ou seja, abrimos exceção para estes casos que não têm local adequado”, explica o secretário municipal de saúde, Cleveson Frigo.
Fonte: Ascom/Prefeitura de Xaxim