Sistema de alta pressão é responsável por manter temperaturas altas e tempo firme; litoral de SC também registra maré seca.
Santa Catarina tem dias de verão entre este sábado (22) até a próxima quarta-feira (26), apontam as previsões da Defesa Civil do Estado. Os termômetros devem registrar até 32° (no domingo) e o sol deve marcar presença. Tudo deve mudar a partir de quarta, quando uma frente fria altera a paisagem nos municípios catarinenses.
O domingo (23) repete as condições deste sábado: o tempo é firme em todo o Estado, com temperaturas mais baixas no amanhecer da Serra (5°C) e variando entre 8 e 15°C no Alto Vale e Meio-oeste. Os moradores das demais regiões acordam com o termômetro marcando entre 15°C e 20°C.
O sistema de alta pressão que atinge o Estado eleva significativamente as temperaturas durante a tarde: as máximas variam entre 20°C e 32°C em toda Santa Catarina. A elevação acima de 30°C – típica de verão – deve ser percebida no Oeste, Extremo Oeste e Litoral Sul.
Entre segunda e quarta-feira o tempo deve ser novamente firme e com temperaturas amenas em toda Santa Catarina, destaca a previsão da meteorologista da Ana Luiza Dors Wilke, da Defesa Civil do Estado.
SC tem reviravolta na tarde de quarta-feira
A partir da tarde de quarta-feira (26) “as condições de tempo mudam e a nebulosidade já começa a aumentar pelas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul”, destaca o alerta.
A mudança ocorre em função da aproximação de uma frente fria pelo Estado, associada a um ciclone extratropical que se forma entre o Uruguai e a Argentina.
“Estes sistemas fornecem condições para a ocorrência de pancadas de chuva que podem vir acompanhadas de temporais isolados a partir da noite, com risco baixo para ocorrências associadas”, destaca Dors Wilke.
Maré seca e ondas fortes
Cabe destaca também que o litoral catarinense é atingido até às 16h de domingo (23) por rajadas de vento com intensidade entre 60 km/h e 80 km/h, alerta a Epagri. O aviso prevê mar agitado. Meteorologistas da Epagri também alertam para o fenômeno de maré seca, que deve ser registrado com mais intensidade no Sul da Ilha de Santa Catarina.