Uma cobra dormideira surpreendeu uma moradora de Jaraguá no Sul, no Norte Catarinense, ao escolher uma caixa de correio para “tirar um cochilo”. O resgate do animal foi filmado pelo biólogo Gilberto Ademar Duwe, da Fujama (Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente) e teve mais de 26 mil visualizações nas redes sociais.
“A pessoa abriu a caixa do correio e levou um baita de um susto. E não, não tinha boletos ou multa de trânsito, tinha uma cobra”, brincou o biólogo.
Segundo o especialista, a moradora que chamou os órgãos ambientais para o devido resgate colocou a mão na caixa dentro da caixa de cartas com a cobra dentro e só após retirar a correspondência teria se dado de conta que o animal estava ali. Por sorte, a cobra não chegou a atacar.
O biólogo Gilberto aproveitou a oportunidade para alertar as pessoas para que, sempre que forem colocar os pés ou as mãos em um local desconhecido, que olhem bem e tomem cuidado.
“Por isso eu sempre falo: antes de colocar o pé ou a mão em algum lugar, olhe bem. Preste bem atenção, pois se tiver algum animal peçonhento, poderá ocorrer algum acidente”, alerta.
Mas afinal, qual foi a cobra encontrada?
Segundo o biólogo, a cobra é uma Dipsas neuwiedi, mais conhecida como “dormideira cinzenta”. A dipsas é um tipo de cobra comumente encontrado em Santa Catarina, também conhecida como papa-lesmas.
Ela não é peçonhenta e possui comportamento igual ao das outras dormideiras. Ela pode ser conhecida também como pingo d’ouro, sendo uma serpente pequena da família dos Colubrídeos que pode atingir 82 cm com pupilas verticais.
É uma serpente inofensiva, sendo que nem chega a morder. Quando se sente ameaçada costuma fugir ou soltar uma descarga cloacal, defecar e urinar.
Confira o vídeo:
https://www.instagram.com/reel/CvNx5cxOugh/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng==
Fonte: ND+