Uma parceria inédita entre Santa Catarina e o Canadá foi anunciada durante o Startup Summit 2023, em Florianópolis, nesta quinta-feira (24).
Com apoio do Governo do Estado, a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) abriu uma filial no país norte-americano para facilitar a internacionalização de empresas catarinenses e atrair negócios canadenses ao Estado.
Na prática, Santa Catarina agora tem um espaço físico e um CNPJ no Canadá, país que tem uma das maiores aceleradoras de startups do mundo, segundo o vice-presidente de internacionalização da Acate, Henrique Bilbao. Essa é a maior parceria que o Estado já fez com outro país.
A nova parceria possibilita que uma empresa catarinense tenha simultaneamente uma base fora, e que empresas do exterior tenham também uma base no Estado. Conforme o secretário de Articulação Internacional do Governo de Santa Catarina, Juliano Froehner, com isso, as companhias poderão explorar o desenvolvimento do que é chamado de “produto global” — que atende todos os mercados.
A internacionalização se tornou prioridade para o setor de tecnologia em Santa Catarina. Por meio de diversas parcerias, o Estado ampliou a sua presença em países como Estônia, Canadá, Colômbia e China, além dos Estados Unidos, onde já existe parceria com um hub de Boston desde 2018.
Além do Canadá, representantes de, pelo menos, oito países vieram a Florianópolis para o Startup Summit 2023: Alemanha, Holanda, Portugal, China, Reino Unido, Israel, Estados Unidos e Emirados Árabes. Durante o evento, também foi anunciada a abertura de um hub de inovação de Santa Catarina na Alemanha.
Repórter: Kenia Casagrande
O post Governo do Estado apoia parceria inédita para levar empresas catarinenses ao Canadá apareceu primeiro em ACN – Agência Catarinense de Notícias.