Os moradores de várias regiões de Santa Catarina. Entre este sábado (2) e segunda-feira (4), as condições climáticas indicam risco considerável de temporais intensos, com ameaças de raios, rajadas de vento e queda de granizo.
A Defesa Civil ressalta possibilidade de tempestades severas entre domingo e segunda-feira, o que pode resultar em destelhamentos, quedas de árvores e danos na rede elétrica.
As regiões do Planalto Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Serra e Litoral Sul estão em estado de atenção, sinalizadas em laranja no mapa abaixo. Já nas regiões do Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Serra e parte do Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí e Litoral Sul, o risco é considerado alto.
A precipitação mais intensa deve se concentrar nas áreas limítrofes com o Rio Grande do Sul, onde a expectativa é de acumulações de chuva entre 50 e 100 mm durante o período.
A situação aumenta consideravelmente o risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra.
A situação meteorológica é atribuída à formação de um sistema de baixa pressão na região e ao fluxo de calor e umidade que se desloca do norte do país.
Previsão do tempo segundo a Epagri/Ciram
Domingo (03/09):
Condições Climáticas: O domingo continuará marcado pela instabilidade, com céu encoberto e chuva persistente ao longo do dia em todas as regiões de Santa Catarina.
O risco de temporais isolados, especialmente durante a tarde, permanece, exigindo atenção redobrada (consulte o aviso meteorológico correspondente).
Segunda-feira (04/09)
Condições Climáticas: A instabilidade persistirá na segunda-feira, com chuvas em Santa Catarina e risco de temporais localizados e queda de granizo, devido ao deslocamento de uma frente fria.
A expectativa é de que os totais de chuva continuem elevados em todo o estado (consulte o aviso meteorológico correspondente).
Fonte: ND+