Uma plantação de pinos e eucaliptos foi destruída pela força do tempo na noite do domingo (3), na Comunidade Anta Morta, interior de Santa Cecília, no Meio-Oeste de Santa Catarina.
A destruição foi vista pelo pecuarista Rodrigo Camargo, no fim da tarde de segunda-feira (4) ao percorrer sua área de terra, parte que também foi atingida pelo fenômeno climático.
A área atingida pertence a vários produtores da comunidade Anta Morta, os quais também tiveram conhecimento dos estragos durante a tarde desta segunda. Conforme Camargo, a Defesa Civil Municipal de Santa Cecília foi informada da situação durante a tarde.
Ao analisar as imagens, o meteorologista Piter Scheuer confirmou que o fenômeno que atingiu a plantação foi um tornado. “Um tornado se deslocou em uma área de reflorestamento, provocando a destruição de dezenas de árvores. Por sorte não pegou uma área urbana”, destacou.
Segundo o meteorologista, o tornado confirmou o alerta de tempo severo. “Vários municípios tiveram transtornos associados a vendavais, granizo e chuva forte e inclusive o registro do tornado em Santa Cecília”, acrescentou.
Conforme o pecuarista, não há dimensões dos prejuízos deixados, mas estima-se que cerca de 8 quilômetros de plantação foram destruídos.
“Casas também foram atingidas, algumas destruídas e outras descobertas. Graças a Deus ninguém ficou ferido. Aos órgãos públicos que posam auxiliar o pessoal das casas atingidas”, acrescentou.
Fonte: ND+