A Nasa afirma que um eclipse solar total anular será visível para milhões de pessoas em 14 de outubro, no noroeste dos Estados Unidos, passando pelo México, América Central e pela América do Sul, saindo do continente no Brasil. Mesmo as pessoas que não se encontram nestas regiões poderão ver parcialmente o efeito, caso as condições climáticas sejam favoráveis.
Quando a Lua passa entre o Sol e a Terra enquanto está perto ou no ponto mais distante do nosso planeta, ocorre um eclipse anular. Como a Lua está mais longe da Terra do que a média, ela parece menor que o Sol, criando um efeito de “anel de fogo” no céu.
Tendo em vista que o Sol nunca está completamente coberto, os observadores devem usar proteção ocular adequada em todos os momentos enquanto assistirem o fenômeno. A população precisa de um céu claro para ver o eclipse.
A Nasa tem uma indicação para quem não está no caminho da anular: acompanhar um vídeo que será transmitido no YouTube, onde o eclipse poderá ser visto com mais detalhes.A agência espacial também criou um mapa em que é possível visualizar o trajeto em que será possível ver o eclipse de forma total.
Fonte: Correio do Povo