Duas técnicas de enfermagem do Hospital Tereza Ramos (HTR), em Lages, decidiram realizar um gesto para tentar amenizar a dor e a angústia dos pacientes: cantar. Durante o plantão especial do último domingo (16), elas levaram música para alegrar a noite de dois pacientes da instituição (veja o vídeo abaixo).
A iniciativa surgiu da técnica Bruna Proencio, colega de Graziele Furtado, que começou a cantar para os pacientes sempre que encontrava um momento livre, especialmente durante o auge da pandemia de Covid-19. Desde então, a ação já se tornou uma tradição de solidariedade e cuidado para com os pacientes da instituição.
Graziele, que se juntou à equipe do hospital em maio de 2023, compartilhou que, durante o plantão de domingo, Bruna perguntou aos pacientes que estão em tratamento de Insuficiência Renal e em tratamento de Tuberculose, se gostariam de ouvir uma canção. Em seguida, ela convidou Graziele para cantar junto.
A técnica ainda disse: “Creio que Deus não une pessoas, Ele une propósitos.” Juntas, as duas trouxeram conforto e alívio aos corações dos pacientes do hospital. O momento especial foi compartilhado.
As duas canções escolhidas foram “Todavia Me Alegrarei”, do cantor Leandro Soares, e “Deserto”, da cantora gospel Arianne. As duas letras falam sobre superação e transformação, e a escolha delas adicionou ainda mais significado ao gesto carinhoso das técnicas de enfermagem no Hospital Tereza Ramos.