Dados da Operação Acolhida apontam que Santa Catarina recebeu 24 mil venezuelanos nos últimos cinco anos
Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, foi a cidade que acolheu o maior número de imigrantes venezuelanos nos últimos cinco anos. Os dados fazem parte do levantamento da Operação Acolhida – força-tarefa do governo federal em parceria com organizações para atendimento e assistência aos imigrantes – que também aponta que o estado catarinense foi a unidade da federação que mais recebeu venezuelanos no país. As informações são do g1 SC.
Conforme o estudo, entre o fim de 2018, no pico da crise humanitária na Venezuela, e julho de 2023, Santa Catarina recebeu 24 mil imigrantes. Desses, 4,4 mil desembarcaram em Chapecó. Em seguida vêm Joinville, com 2,2 mil, e Florianópolis, com 1,2 mil, durante o período. (veja a lista completa abaixo)
Conheça a história de refugiados que encontraram em SC um lugar para reconstruir a vida
A Prefeitura de Chapecó afirma que os motivos para a preferência estão questões geográficas, profissionais, econômicas e ofertas de serviços públicos de saúde. Além disso, o município faz fronteira com o Rio Grande do Sul, o que facilitaria o deslocamento para outras regiões do país.
Já o governo catarinense aponta que a escolha pelo Estado está relacionada à “excelente qualidade de vida e ótimas oportunidades de emprego”. Depois de Santa Catarina, Paraná é o estado que mais recebeu venezuelanos, com 19,9 mil imigrantes, seguido do Rio Grande do Sul (17,1 mil), São Paulo (12,6 mil), Mato Grosso do Sul (6,1 mil) e Minas Gerais (5,8 mil).
Veja as cidades de SC que mais receberam venezuelanos nos últimos cinco anos:
*Chapecó (4,4 mil)
*Joinville (2,2 mil)
*Florianópolis (1,2 mil)
*Balneário Camboriú (1 mil)
*São Miguel do Oeste (1 mil)
*Blumenau (818)
*São José (768)
*Seara (685)
*Concórdia (665)
*Itapiranga (665)
Fonte:NSC