Criados com o objetivo de intensificar o combate à sonegação e incentivar o cumprimento voluntário das obrigações fiscais, entre outras atribuições, os Grupos Especialistas Setoriais (GES) da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) completam 20 anos de atuação nesta segunda-feira, 16.
São 18 grupos, formados por cerca de 120 auditores fiscais especializados nos segmentos econômicos dos seus setores ou atividades-alvo.
Hoje, as empresas fiscalizadas pelos GES respondem por cerca de 80% da arrecadação das receitas tributárias do Estado.
Desde a criação dos Grupos, a receita estadual cresceu expressivamente se comparada aos números de duas décadas atrás.
Cabe aos grupos, por exemplo, a tarefa de avaliar a ocorrência de fenômenos econômicos e a repercussão nos seus setores, bem como os reflexos financeiros na arrecadação.
Assim, cada grupo especialista deve propor à Diretoria de Administração Tributária (DIAT) da Fazenda as medidas de correção e de reequilíbrio da equação econômico-tributária.
Eles também têm a missão de buscar conhecimento técnico, jurídico, comercial, fiscal e tributário dos seus setores.
Segundo a auditora fiscal Maria Aparecida Mendes de Oliveira, coordenadora-geral dos Grupos Especialistas Setoriais, a divisão dos auditores fiscais em grupos especialistas estrutura melhor o trabalho e potencializa os resultados.
Repórter: Kenia Casagrande
O post Grupos Especialistas Setoriais (GES) da Fazenda completam 20 anos de atuação em SC apareceu primeiro em ACN – Agência Catarinense de Notícias.