No período entre sexta-feira (27) e sábado (28), são esperados temporais em Santa Catarina, especialmente entre o Grande Oeste, planaltos e o norte do estado. Os temporais vem acompanhados por vendavais e queda de granizo, além disso, a chuva pode ser intensa e acumular volumes elevados em um curto período de tempo.
Portanto, o risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores, além disso, os volumes elevados de chuva trazem riscos para alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais. A chuva ocorre devido ao processo de formação de uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical no oceano.
São esperados volumes de chuva bastante expressivos, com acumulados que variam entre 120 e 160 mm em áreas do Grande Oeste e parte do Planalto Sul e Planalto Norte, próximos à divisa com o Paraná, com valores que podem se aproximar dos 200 mm. Nas demais áreas do estado, os acumulados ficam entre 80 a 120 mm (pontuais acima), com os menores acumulados ocorrendo no Litoral Sul.