Um ato de heroísmo e compaixão marcou o resgate das vítimas da enchente que atingiu o município de Quilombo, no Oeste de Santa Catarina, na madrugada desta quinta-feira (2). Um militar do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina foi fotografado carregando no colo um cachorro de grande porte que havia ficado ilhado no meio da água.
A imagem, que viralizou nas redes sociais, mostra o bombeiro caminhando enquanto segura o cão, que parece aliviado por ter sido salvo. Outras fotos feitas pelos bombeiros revelam cenas dramáticas de moradores sendo resgatados de botes e com coletes salva-vidas.
Quilombo foi uma das cidades mais afetadas pelas fortes chuvas que caíram na região. Segundo dados da Defesa Civil, o município registrou 111 milímetros de chuva em 12 horas. Casas, carros e estabelecimentos comerciais foram inundados pela enxurrada. Ninguém se machucou.
O Corpo de Bombeiros Militar informou que foi acionado por volta das 4h30 da manhã devido à súbita alta dos rios que passam pelos municípios de Jardinópolis, Quilombo e São Domingos. O Major Nolan, Comandante do 14° BBM, disse que o nível do rio baixou no início da manhã desta quinta e que nenhuma família está em risco.
“Estamos nos preparando para limpar as áreas, já que a previsão é de mais chuva. Nenhuma pessoa está em risco, mas os estragos materiais são muito consideráveis nas três cidades”, afirmou o Major.
A previsão do tempo indica que a chuva deve continuar nas próximas horas, com acumulados entre 30 mm e 50 mm. Após uma breve trégua, a chuva deve ganhar força na madrugada de sexta (3). O risco é alto para alagamentos, enxurradas, inundações e deslizamentos.
Estas condições são provocadas pela atuação de uma frente fria, associada a um ciclone extratropical no oceano. No total, os volumes de precipitação podem somar valores entre 100 mm e 130 mm
Fonte: ND+