Mais um caso, entre tantos, de racismo e xenofobia contra brasileiros foi registrado em Portugal. Desta vez, a mulher branca e portuguesa não teve nenhum pudor para proferir as falas ofensivas a uma brasileira de 35 anos, no aeroporto de Porto.
“Sou portuguesa de raça. Volte para sua terra”, disse a mulher, aos berros. A criminosa ainda diz que a brasileira pode gravar o rosto dela e publicar na internet. Uma outra pessoa tentou conter a agressora, que chamou a brasileira de “porca”.
“Você que é brasileira, que vá para a sua terra. Estão invadindo Portugal, essa raça de filha da put*”, gritou a portuguesa.
O crime foi cometido após a mala de uma amiga da xenófoba cair no pé da brasileira, que reclamou da dor. Foi o início dos xingamentos da mulher portuguesa, dizendo que ela “não era bem-vinda” no país europeu. Os ataques criminosos continuaram mesmo com a vítima acionando um segurança do aeroporto.
A brasileira, que mora na Espanha e tem cidadania italiana, esperava por um voo de volta para Barcelona, onde vive e trabalha e relatou que nunca tinha passado por uma situação dessa.
Entre 2017 e 2021, as denúncias de xenofobia contra brasileiros em Portugal cresceram impressionantes 505%, de acordo com a Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial do país.
Fonte: SBT News