O trabalho de perícia para confirmar as causas do incêndio que atingiu a distribuidora de combustíveis MaxSul, em Chapecó, já foi iniciado pelo Corpo de Bombeiros. A equipe conseguiu extinguir o fogo no início da madrugada de quinta-feira, dia 16, após quase três dias de trabalho ininterrupto.
Em nota, a corporação explica as etapas da investigação que acontece ao longo dos próximos dias. Para a conclusão do resultado, a equipe segue uma metodologia com os seguintes passos:
▪ observação do local
▪ oitiva de testemunhas
▪ definição da zona de origem do fogo
▪ esquadrinhamento da zona de origem
▪ definição do foco inicial
▪ coleta e análise dos materiais
▪ realização de croqui
▪ levantamento fotográfico
“Algumas das etapas indicadas acima demandam tempo, justamente pelo amadurecimento de algumas análises e dados coletados, que levam ao resultado. Por isso existe o período de previsão legal de 30 dias úteis para a entrega da conclusão, justamente para a correta e precisa formulação da perícia. Podem ser acrescentadas outras situações, como por exemplo o envio das amostras para análises laboratoriais”, destaca o Corpo de Bombeiros.
Combate às chamas
Foram quase 70 horas de trabalho ininterrupto, principalmente com o resfriamento de tanques para que o fogo não se expandisse. Os reservatórios atingidos concentravam cerca de 2 milhões de litros de combustíveis ― óleo diesel, etanol e gasolina.
O incêndio começou ainda na manhã de segunda-feira, dia 13. No auge do combate, a operação chegou a contar com dezenas de bombeiros e caminhões com água atuando simultaneamente. Apesar dos danos, ninguém se feriu.
Fonte: Oeste Mais