O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu que as pessoas esqueçam as diferenças políticas que possuem, se perdoem por desentendimentos do passado e que tenham respeito como regra. A referência do petista ao apelo foi a chegada do fim do ano, com a proximidade do Natal em 25 de dezembro.
“Fim de ano chegando. Está na hora de deixar as diferenças políticas de lado. Dos familiares se perdoarem pelas brigas do passado e que o respeito seja a regra. E assim construiremos dias melhores. Um bom domingo a todos”, publicou Lula no X (antigo Twitter) neste domingo (26).
A polarização política dos últimos anos, especialmente entre Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), causou um movimento de divisão nas famílias, especialmente em espisódios como o Natal. O assunto saiu da esfera pública e passou a ser pauta nas confraternizações familiares, muitas vezes com tensão no clima.
Há, inclusive, histórias de pessoas que deixam de comparecer às reuniões familiares por suas posições radicais. Algumas foram compartilhadas nos comentários da publicação feita por Lula, até por quem é crítico ao petista e negou a possibilidade de acatar a sugestão do presidente.
“Não existe a melhor chance de receber em minha casa alguém que tenha votado em um larápio cachaceiro que jamais deveria ter saído do xilindró. Petista não é rival. Petista é inimigo”, escreveu um usuário. “Estamos tentando, mas não é fácil reatar com gente que não aceita a democracia e a vontade popular. Mas vamos conseguir”, rebateu outro. “Fofo. Mas não, obrigada”, acrescentou outra usuária.
Fonte: O TEMPO.