A Secretaria de Saúde de Chapecó, no Oeste catarinense, confirmou nesta semana mais um caso de raiva em morcego. O animal foi encontrado na região do bairro Maria Goretti, próximo do Clube AABB, e encaminhado para o Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina, pela equipe da Vigilância Ambiental do município.
Diante da confirmação do caso, a recomendação técnica é a imunização contra a raiva em todos os cães e gatos num raio de 300 metros do local que foi encontrado o morcego infectado.
De acordo com o município, as agentes de saúde devem passar nas residências próximas da AABB na segunda-feira, dia 4, para contabilizar quantos cães e gatos há nas moradias.
Também será feita a orientação sobre a vacinação, que ocorrerá na própria AABB na quarta-feira, dia 6, das 8 às 18 horas, sem fechar ao meio dia. A vacinação será realizada pelas equipes do Núcleo de Apoio à Pequenos Animais (Napa).
A Secretaria de Saúde destaca que apenas os animais das áreas ao redor do ponto onde foi encontrado o morcego receberão o informativo da vacinação. Não serão vacinados animais de outros bairros.
A Vigilância em Saúde reforça que é responsabilidade dos tutores de cães e gatos manter os seus animais vacinados contra a raiva.
Fonte: OESTEmais.