Na manhã da última quinta-feira, (25), teve início a 8ª Missão Franciscana da Juventude (MFJ) em Pato Branco. Voluntários e Freis se empenharam na preparação para receber calorosamente 200 jovens para o evento, entre eles 30 jovens de Xaxim. Frei Gabriel Dellandrea, integrante da organização da Missão, destacou a importância do acolhimento, ressaltando que “acolher bem também é evangelizar”. Inspirado na máxima presente no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, ele enfatizou a importância de criar um ambiente onde as pessoas se sintam verdadeiramente em casa.
Frei Gabriel observou que o gesto de acolher teve seu modelo em Cristo, o qual acolheu a todos com suas alegrias e misérias. “O próprio Cristo foi quem primeiro acolheu, recebendo a todos com suas virtudes e defeitos”, concluiu o Frei.
À medida que os jovens chegavam, realizavam o credenciamento e eram encaminhados aos seus respectivos dormitórios. Após o café da manhã, os jovens e equipe organizadora estiveram na capela para um momento de oração e reflexão sobre a missão. A abertura oficial se deu no salão principal, com muita música e animação.
Após o almoço, a juventude participou de uma formação geral com foco no tema central do encontro: saúde mental e integral. Dhawyane Rodighiero, pós-graduanda em psicologia, conduziu a formação, abordando a importância da saúde mental em todas as fases da vida, especialmente na juventude. “Enfrentamos um período de intensa comparação e sobrecarga de informação, impactando principalmente os jovens”, destacou a psicóloga.
As oficinas, que exploraram temas como vícios, enfrentamento de problemas psicológicos e espirituais, perdão libertador e o papel da família na saúde psicológica e espiritual. Os jovens foram divididos em grupos e cada um desses grupos participou de uma oficina. As oficinas foram ministradas por locais de Pato Branco e região.
A noite, o show de talentos, onde os jovens exibiram suas habilidades artísticas, incluindo apresentações musicais em grupo e individuais, declamação de poemas, entre outras apresentações.
Para finalizar a noite os jovens participaram de um momento de oração e reflexão, com inspiração na passagem bíblica de Marta, Maria e Lázaro e também com o capítulo das esteiras. O Capítulo das Esteiras é uma tradição muito antiga que remonta aos inícios da fraternidade franciscana e ao próprio Francisco de Assis.
Pela festa de Pentecostes, os frades se dirigiam a Assis; como não havia espaço o bastante, dormiam sobre esteiras de palha, daí o nome.
Nesta sexta-feira (26), as missões iniciam com a oração em grupos, palestra e mais atividades ao longo do dia. No sábado, os jovens seguem para as comunidades da cidade e do interior. No domingo retornam com Santa Missa na Matriz e encerramento com almoço e divulgação das missões 2025.
Fonte: Equipe de comunicação MFJ
Imagens: Equipe de comunicação MFJ