Prefeito de Chapecó, João Rodrigues vai ‘pra cima’ de usuários de drogas e andarilhos após graves ocorrências em Santa Catarina. Diversas cidades estão registrando uma verdadeira ‘invasão’, com moradores de rua oriundos de todo o Brasil. Lei municipal em Chapecó vai autorizar a ‘expulsar’ indivíduos das ruas do município, diz o prefeito.
A Segurança Pública de Chapecó recebeu reforços na manhã desta quarta-feira, com a posse de 30 Guardas Municipais, 30 Vigias, do Conselho de Segurança do Município e R$ 750 mil em equipamentos.
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, deu a posse oficial aos novos integrantes da Segurança Pública e anunciou que serão chamados em breve mais 15 formandos para integrar o efetivo da Guarda Municipal e a aquisição de mais dez pistolas pistolas de choque Spark, além das dez que foram entregues nesta quarta-feira. Os demais equipamentos entregues foram dez carabinas Taurus 9mm e duas viaturas SUV Mitsubishi. Outros dois veículos estão em processo de compra.
“Somente nos últimos três anos nós investimos R$ 7 milhões em veículos, equipamentos e treinamento para a área de segurança.
É o maior investimento da história de Chapecó. Também reforçamos o efetivo para atuar nos espaços públicos. Estamos ampliando a fiscalização, em parceria com as forças de segurança, e aqui ninguém vai ficar usando drogas na rua.
O Conselho de Segurança, que tomou posse hoje, é uma demonstração da união das forças de segurança em Chapecó. Também estamos investindo para ampliar a segurança nas escolas, com mais vigias, portas de segurança, equipamentos e cercamento”, afirma o prefeito.
Ele também sancionou o decreto 46.716/2023, que regulamenta a lei 8.005/2023, que trata da obrigatoriedade de instalação de câmeras de segurança em ferros-velhos e estabelecimentos que comercializam sucata.
O diretor de Segurança Pública, Clóvis Ari Leuze, destacou que os 30 novos vigias vão atuar nas escolas.
“Eles ficarão fixos nas unidades escolares e também teremos guardas fixos em algumas unidades do município, além da patrulha escolar. Recebemos uma estrutura defasada mas a atual gestão tem investido em segurança.
Umas das novidades foi a criação da escola de formação, onde capacitamos os aprovados no concurso e que agora estão assumindo o posto. Os investimentos em segurança estão acompanhando o crescimento da cidade”, afirmou.