O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 4ª feira (7.fev.2024) que “nenhuma mulher quer namorar um ajudante geral” ao defender que os jovens precisam estudar para se profissionalizar.
O Presidente defende profissionalização de jovens quando deu declaração em evento no Rio de janeiro, onde o governo anunciou a intenção de construir 100 institutos federais no país…
O discurso na cerimônia de lançamento da pedra fundamental do campus do Instituto Federal do Rio de janeiro no Complexo do Alemão.
“Se a gente não tiver uma profissão, vai ser ajudante geral. E ajudante geral não ganha nada. Nenhuma mulher quer namorar com um cara que mostra a carteira de trabalho… ‘Qual é sua profissão? Ajudante geral’. A mulher fala: ‘pô, cara, nem uma profissão você tem para levar arroz e o feijão no final do mês…’ Então, tem que estudar”, disse Lula….
Pode-se interpretar que Lula está destacando como esses tipos de empregos são muitas vezes mal remunerados e não oferecem oportunidades de crescimento profissional. Além disso, ao mencionar especificamente que “nenhuma mulher quer ser ajudante geral”, ele pode estar chamando a atenção para as desigualdades de gênero no mercado de trabalho e como certas ocupações são estigmatizadas ou consideradas inadequadas para mulheres.
veja o video: