O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou as datas do pedido de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Conforme o edital, será de 15 a 26 de abril.
O pedido de isenção deve ser feito pela Página do Participante, com o login único do Gov.br. O resultado está previsto para o dia 13 de maio, também no mesmo local. Já o prazo para recursos contra a reprovação das solicitações será entre 13 e 17 de maio, com resultado no dia 24 do mesmo mês.
Quem pode pedir isenção?
Estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2024), em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
Estudantes que fizeram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
Estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).
A justificativa de ausência é direcionada ao participante que teve concedida a isenção da taxa de inscrição no Enem 2023 e que não compareceu aos dois dias de prova, mas deseja solicitar isenção na edição de 2024. Para isso, é preciso enviar documentação, datada e assinada, que comprove o motivo da ausência, também pela Página do Participante.
Justificam a ausência no Enem:
Boletim de ocorrência por assalto ou furto
Acidente de trânsito
Morte na família
Maternidade ou paternidade
Acompanhamento de familiar em algum evento ocorrido na data da prova
Privação de liberdade
Problemas de saúde
Deslocamento a trabalho
Intercâmbio acadêmico ou atividade curricular
É importante ressaltar que a confirmação do pedido de justificativa ou isenção no Enem não garante a inscrição no exame. Os interessados em realizar as provas em 2024, que ainda não tem data definida pelo Inep, deverão efetuar a inscrição de forma virtual.
Fonte: SCC10
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil/Reprodução