Doze hospitais da Secretaria de Estado da Saúde (SES) alcançaram Alta Conformidade com práticas de segurança do paciente em avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), publicada em 5 de abril.
O Relatório da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde/2023 analisou hospitais que possuem leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Além dos hospitais da SES, outras 20 unidades do Estado – federal, municipais e filantrópicas, que atendem pelo SUS, também compõem a lista.
Santa Catarina ainda destacou-se com 92% de adesão à pesquisa, ou seja, dos 75 hospitais com UTI convidados, 69 participaram da avaliação.
Esse índice garantiu ao Estado a 7° posição entre as unidades da federação que superaram a média nacional e a meta prevista para 2023, que era de 80% de participação dos hospitais do país com UTI.
A coordenadora Estadual de Segurança do Paciente, Elisângela Weigel Schappo, explica a importância do instrumento como estratégia de melhoria nos processos de assistência:
SONORA
Os hospitais da SES contemplados foram: Hospital Materno Infantil Santa Catarina, de Criciúma; Hospital Florianópolis, Hospital Nereu Ramos, Hospital Governador Celso Ramos, Hospital Infantil Joana de Gusmão, e Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), de Florianópolis; Hospital Regional Homero de Miranda Gomes, em São José; Hospital Doutor Waldomiro Colautti, de Ibirama; Maternidade Dona Catarina Kuss, de Mafra; Hospital Regional Hans Dieter Schmidt e Hospital Infantil Jeser Amarante Faria, de Joinville; e Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, de São Miguel do Oeste.
A Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente em hospitais com UTI é realizada anualmente.
O instrumento envolve a avaliação de 21 requisitos divididos entre Estrutura e Processos.
Entre eles estão protocolos para segurança do paciente, prática de higiene das mãos, cirurgia segura, prevenção de quedas e lesão por pressão implantados, regularidade da notificação de incidentes relacionados à assistência à saúde, monitoramento de indicadores de infecções, monitoramento de consumo de antimicrobianos em UTI Adulto, e monitoramento de indicadores de conformidade aos protocolos de segurança do paciente.
O post Hospitais da Saúde Estadual alcançam alta conformidade com práticas de segurança do paciente, em avaliação da Anvisa apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.